A Velosolex é uma bicicleta motorizada. Foi inventada em França em 1946, com o propósito de ser um veículo barato com baixíssimo custo de manutenção e que pudesse fazer um transporte confiável.
Com um design clássico, foram produzidas desde a sua invenção mais de 8 milhões de unidades, principalmente na Europa e Escandinávia. Gozava de grande reputação por ser divertida e económica (quase 100km/l).
No auge da sua utilização na década de 60, eram comuns os cartazes onde figuravam artistas famosos utilizando o popular meio de transporte.
Quando o fundador da fábrica faleceu, os negócios foram passados para os filhos que rapidamente a venderam à Yamaha que, por sua vez, logo fechou a fábrica e cessou a produção. As ferramentas originais foram vendidas para uma nova firma, a Impex, que começou a produzir novamente, desta vez na Hungria. Essa nova bicicleta motorizada não era uma réplica mas sim original. Na década de 80 sai o último modelo.
O simples e maravilhoso motor foi modernizado para usar uma mistura de óleo à gasolina de apenas 2 a 3%.
Preservar uma Velosolex, mantendo e difundindo a sua cultura
Em Maio de 1965 o meu pai oferece-me uma Velosolex, mandada pintar de branco (...cor mais feminina!) como prenda de aniversário.
Ainda hoje existe cheia de imensas histórias, com décadas de memórias, (de adolescente a sénior) e... a transmitir cultura!